Almoço e convívio de Natal em tempo de novidades

O convívio de Natal, organizado pela ANCCD, realizou-se a 16 de dezembro, nas instalações do CCD de Lisboa, menos de um mês após ter sido anunciada uma reestruturação de Institutos no âmbito do Ministério da tutela.

A «novidade do convívio deste ano» foi destacada por Vítor Duarte, presidente da ANCCD. Numa breve intervenção, saudou as presenças da secretária de Estado da Segurança Social, Susana Filipa Lima, e da sua chefe de gabinete, Ana Simões Correia, do presidente do ISS, Pedro Corte Real, de dirigentes distritais e dirigentes dos CCD.

Assinalou a necessidade de, enquanto trabalhadores, reafirmar «a disponibilidade para continuar a trabalhar para que a Segurança Social seja efetivamente um bem para todos os portugueses».
Os CCD, disse Vítor Duarte, estarão sempre onde têm de estar, a organizar eventos que visam «o bem-estar cultural, físico e até profissional dos trabalhadores», pois «são associações de trabalhadores».
Lembrou várias reestruturações a que assistiu, ao longo da sua vida profissional. Em 1970, quando da integração das Caixas de sector de atividade (Comércio, Indústria, Serviços), «também houve uma necessidade de informação, se iria ser bom ou mau». Mais tarde, foi a criação dos Centros Regionais e dos Institutos… Agora, a reestruturação dos Institutos.

«Cá estamos, para aquilo que for necessário, pelo bem-estar dos trabalhadores da Segurança Social, que são uma parte muito boa do sistema público de Segurança Social» – concluiu.
O Presidente do Conselho Diretivo do ISS, numa breve saudação, admitiu que «vêm aí tempos novos», confiando que «vão ser bons, de certeza, e vamos continuar a servir o País do modo que nos orgulha a todos».

Usou também da palavra a secretária de Estado, que manifestou reconhecimento pela forma como foi acolhida no universo da Segurança Social.
Susana Filipa Lima reconheceu que a reestruturação pode estar a suscitar «alguma ansiedade», mas assegurou que «vai trazer coisas boas e muito necessárias», pelo que deve ser «encarada com tranquilidade».

Quadras e presépios

No período das intervenções, foi feita a entrega de diplomas aos premiados do concurso de quadras, dedicadas aos santos populares, realizado em junho.
Os participantes no almoço de Natal tiveram oportunidade de apreciar os trabalhos apresentados para a edição de 2025 do Concurso Nacional de Presépios, promovido pela ANCCD.

Veja a galeria de fotos.

Outros artigos:

    None Found

Próximos Eventos

Fique a par dos eventos do CCD de Lisboa

ver agenda